Nossa História

image 1

Espaço X

Espaço Y



História

Ponto de encontro entre passado e futuro
A Vinexport - Caves de Coimbra S.A. - fundada na década de 1990, por Armando Marques de Oliveira, um conceituado empresário da região centro, falecido aos 82 anos, em janeiro de 2015 - representaram, na época, um investimento de cerca de 13 milhões de euros.

O empresário, que colaborou com outras empresas vinícolas, nomeadamente a Aliança, fez das Caves de Coimbra uma empresa líder a nível europeu, em termos tecnológicos e, em especial, na vinificação própria.

Durante quase meio século, a empresa comercializou uma grande variedade de vinhos, essencialmente dedicados à exportação para o Brasil, Venezuela, China e Macau.

O amplo espaço dos salões foram, outrora, palco de muitas iniciativas de caráter político, empresarial e social, pretendendo-se, agora, manter essa característica, presente desde a génese.

Com a extinção comercial da Vinexport, em 2005, as instalações passaram a pertencer a uma entidade bancária, tendo sido adquiridas, em 2014, pela empresa IBEROTUDO, que as recuperou e requalificou.


  • 2014

    A transferência para o edifício “Caves de Coimbra” ocorreu já no ano de 2014, em consonância com a data de negociação do referido imóvel, cujo contrato, data de janeiro de 2014.

    O referido edifício encontrava-se muito degradado, num estado de completo abandono, com água a inundar praticamente toda a sub-cave, (cerca de 10.000m3 de água e lamas) a vegetação espontânea e os arbustos silvestres a cobrir os espaços circundantes, e os consequentes atos de vandalismo a que o edifício esteve submetido durante alguns anos.

  • 2012

    Decorrente do conhecimento profundo de áreas de negócio ligadas ao setor das madeiras e logística de transportes – e associado a toda uma vivência empresarial de longa data – os mentores deste projeto iniciaram a atividade de compra e venda de materiais provenientes de processos de liquidação e/ou insolvências de empresas, no ano de 2012.

    Durante os dois primeiros anos o negócio foi sendo desenvolvido através de espaços alugados, um na Zona Industrial de Cantanhede – Pólo de Murtede – e outro no centro da cidade.